Boi-Bumbá, Parintins

 
 
 
 
Parintins

O Festival Folclórico de Parintins acontece em junho, no último final de semana, com duração de 3 noites. Até 2004 o festival tinha lugar certo no calendário: 28, 29 e 30 de junho, regra que muda a partir de 2005, permitindo um cronograma mais flexível.

Parintins localiza-se ao norte do Brasil, no estado do Amazonas. Seguindo-se 370km em linha reta ou, 420km por rio, na direção leste de Manaus, próximo à divisa com o estado do Pará, chega-se à Ilha Tupinambarana, que acolhe uma população com cerca de 100.000 habitantes Parintinenses.

De fácil acesso, chega-se a Parintins de avião, numa viagem de menos de 1 hora partindo de Manaus. É possível optar por seguir de barco, numa viagem pelo rio Amazonas. O percurso pode levar de 20 a 30 horas, dependendo do tipo de embarcação e da direção da correnteza. Para se ter uma idéia, algumas delas dispõem de redes para dormir durante a longa viagem. À época do festival, embarcações fretadas especialmente para o evento estão sempre disponíveis. Pode-se partir do Pará, estado vizinho, que também leva o visitante até Parintins.

As acomodações na cidade da Parintins variam muito, podendo-se encontrar hotéis, pacotes de viagem que oferecem transporte e estadia em barcos luxuosos, com cabines privativas. Havendo, ainda, várias outras opções, inclusive pode-se alugar uma casa – várias delas ficam disponíveis durante o período do festival.

A reserva de passagens, as acomodações e as entradas para o “Bumbódromo” – como é chamado o local onde o festival toma lugar – devem ser providenciadas com uma certa antecedência, pois trata-se, nada menos, do que o segundo maior evento folclórico do país.